A AMP (Associação dos Municípios do Paraná), junto com as Secretarias Estaduais para Assuntos Estratégicos e do Planejamento, iniciou um projeto que vai incentivar as prefeituras do Estado a buscar parcerias com outros países, em várias áreas. Chamado de Paraná Internacional, o projeto foi lançado ontem pelos secretários Flávio Arns (Assuntos Estratégicos) e Cyllêneo Pessoa Pereira Junior (Planejamento).
O presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, foi representado no evento pelo prefeito de Contenda e diretor de Relações Institucionais e Políticas da Associação, Carlos Stabach. “Precisamos dessa abertura que está sendo realizada com o apoio do Governo Estadual. Existe a necessidade de que tenhamos novas portas e novas janelas para o desenvolvimento dos nossos municípios. Não podemos ficar apenas na dependência de fundos e recursos públicos. Buscaremos com essas ações novas oportunidades para o crescimento das pequenas cidades paranaenses”, disse Stabach.
Pontos focais
Arns lembrou que o Paraná já conta com pontos focais para parcerias internacionais em todas as secretarias, empresas e universidades estaduais. “Uma pessoa fica responsável pela relação com os outros países. E agora vamos estender esse trabalho para os 399 municípios do Estado, para que cada uma das cidades tenha um responsável pela articulação, para dinamizar as questões de negócios, indústria e comércio”, disse o secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns. “Queremos dar todo o apoio para que cada município pense em como sua região pode se inserir no contexto internacional. Isso acaba gerando um benefício enorme, em todas as áreas”.
Para Cyllêneo Pessoa Pereira Junior, é importante centralizar esse tipo de cooperação internacional para que o Estado possa dar o suporte necessário nas parcerias dos pequenos municípios com outros países. “Fizemos essa reunião na tentativa de sincronizar as ações internacionais que o Estado desenvolve para que possamos levar isso aos municípios. Alguns deles têm cidades-irmãs em outros países, além de termos firmados e ações isoladas, que não são catalogadas pelo Governo. A tentativa é trazer todas essas informações para um mesmo sistema e registrar esses programas”, disse o secretário de Planejamento e Coordenação Geral.
Apoio federal
Outra ação a ser oferecida pelo projeto será o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores. A Secretaria Para Assuntos Estratégicos tem acordo de cooperação técnica com a Agência, para aperfeiçoamento e adequação da área internacional dos municípios do Paraná. Com isso, o objetivo é conseguir um melhor aproveitamento de oportunidades nas parcerias.
Para difundir informações culturais sobre os países-parceiros do Estado, o Paraná vai utilizar os 338 Espaços Cidadãos instalados no Paraná. Um informativo mensal chamado Conexão Paraná será disponibilizado nos espaços para compartilhar com as instituições públicas e privadas as atividades realizadas pelos municípios no âmbito internacional. (Fonte: Agência de Notícias do Paraná, com AMP)