A Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) entregou hoje em Curitiba ao superintendente executivo de Governo da CAIXA, Marques Calixto, ofício exigindo, até o dia 31-05, a devolução de recursos a prefeituras que sofreram retiradas de receitas em suas contas sem autorização de funcionários, prefeitos e prefeitas.
O documento informa ainda que, no dia 5 de junho, haverá assembleia de todos os prefeitos e prefeitas do Estado na sede da AMP, em Curitiba. Nela, caso a devolução não seja feita, poderá haver o rompimento das parcerias existentes entre esses municípios e o banco (contratos, convênios, depósitos, folha de pagamento etc).
O ofício resulta de reunião realizada ontem à tarde na sede da AMP com as participações de prefeitos, prefeitas, assessores jurídicos e técnicos das prefeituras que sofreram retiradas de recursos em suas contas sem autorização de funcionários, prefeitos e prefeitas.
No dia 8 de maio, juntos, os representantes desses municípios estiveram na sede da Polícia Civil, em Curitiba, onde apresentaram documentos e provas comunicando o fato e pediram investigações. Agora, eles aguardam a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.
O ofício à CAIXA foi entregue pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão e presidente da AMP, Edimar dos Santos, e pelo diretor da CNM (Confederação Nacional de Municípios) Joarez Henrichs.
Edimar Santos pediu a devolução imediata dos recursos aos municípios. “Não podemos considerar que municípios e funcionários sejam criminalizados por atos que não deram causa”, afirmou o presidente.