O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e o diretor-presidente do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Jorge Callado, abriram hoje o 2º Workshop de Qualificação para Certificação de Orgânicos, voltado aos municípios da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Estado). O programa atenderá aos produtores rurais e beneficiará a população de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Júnior Weiller agradeceu ao Tecpar e à Amlipa pela confiança na formação da parceria e destacou a importância do projeto na geração de empregos e renda aos produtores, bem como na oferta de produtos de excelente qualidade à população. “Além de agregar valor aos produtos que serão ofertados pelos homens e mulheres do campo, que muitas vezes não eram valorizados e agora terão o reconhecimento que tanto merecem, o programa abastecerá os pequenos e grandes mercados com mercadorias saudáveis, de alta qualidade e com bom preço”, comentou. “O programa vai gerar empregos e renda e contribuir ainda para o desenvolvimento sustentável nos municípios, com respeito ao meio ambiente. Por isso, parabenizo também os municípios e seus prefeitos pela parceria e a compreensão da importância do projeto”.
Jorge Callado agradeceu à AMP e à Amlipa e parabenizou às organizações pela sensibilidade de formar a parceria. “Contem sempre com a equipe do Tecpar neste projeto tão importante para o Paraná”, comentou.
O diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar, Carlos Gomes Pessoa, destacou os benefícios gerados pelo projeto tanto para a economia quanto para o meio ambiente e a saúde da população e apresentou a engenheira agrônoma Mônica de Lima, que falou sobre a legislação na certificação de orgânicos. Segundo ela, este mercado movimentou R$ 5,8 bilhões no mercado brasileiro, em 2020. O Tecpar também esteve representado por Gilmar Andrade (assessor especial) e Fábio Corrales (Divisão de Certificação).
PROJETO ESTÁ SENDO EXPANDIDO
O programa de certificação de orgânicos começou a ser discurtido pela AMP e pelo Tecpar em maio e já beneficia produtores rurais e a população dos municípios da Amocentro, onde começou. “Vamos levá-lo a todas as regiões, beneficiando os agricultores e a população de todo o Paraná”, comentou o presidente da AMP.
Assessoria de Comunicação da AMP
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.