O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, informou hoje, durante reunião promovida na sede da Associação, em Curitiba, que o ITR (Imposto Territorial Rural) poderia gerar uma receita extra de quase R$ 1 bilhão anual para os municípios do Paraná.
Edimar informou que a AMP vai colocar a técnica Luciane Santin à disposição para orientar as prefeituras sobre a cobrança do imposto. Luciane estará à disposição dos municípios pelo telefone (49) 9934-6822 ou pelo email convictatreinamentos@gmail.com
Ela disse que, dependendo do caso, a regularização do ITR pode dobrar a arrecadação dos municípios com a cobrança do imposto.
Como no dia 29 de setembro acabou o prazo para a declaração do ITR pelos produtores rurais, os prefeitos e prefeitas devem agilizar a fiscalização orientativa para apontar possíveis inconsistências nas declarações, possibilitando a retificação.
O dia 10/10 é quando os municípios arrecadam o maior valor de ITR durante o ano.
“O ITR pode gerar uma receita extra e grande para as prefeituras, que pode ajudar muito as prefeituras do Paraná nesse momento de crise enfrentado pelos municípios”, disse Edimar.
O prefeito de Guaratuba e diretor de Relações Institucionais da AMP, Roberto Justus, e o diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs, também participaram da reunião.