O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e o vice-presidente e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, estarão à frente da comitiva de gestores públicos do Estado que participarão da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, entre os dias 25 e 28 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O encontro é uma promoção da CNM (Confederação Nacional de Municípios), com o apoio da AMP e das 19 associações regionais de municípios do Paraná.
Até o momento, 186 prefeitos e vice-prefeitos e 121 vereadores do Paraná confirmaram presença no encontro, que terá em sua abertura, na manhã do dia 26, as presenças do presidente Jair Bolsonaro e de vários ministros de Estado. Mais de 5 mil gestores públicos são esperados no maior evento municipalista do Brasil.
Um dos pontos altos da 23ª Marcha será a entrega da pauta municipalista, da apresentação das propostas e dos questionamentos dos prefeitos junto aos pré-candidatos a presidente da República nas eleições de outubro de 2022.
Até a manhã de hoje, confirmaram presença no encontro os pré-candidatos a presidente Ciro Gomes-PDT (no dia 27, às 16h), Simone Tebet-MDB (no dia 26/04, às 16h), João Doria-PSDB (no dia 27/04, às 15h) e André Janones-Avante (no dia 26/04, às 15h). Até esta quarta-feira, os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não haviam confirmado presença nos debates.
O presidente da AMP, Júnior Weiller, destacou a importância do encontro. “A marcha trará uma agenda importantíssima para os municípios, que definirá o futuro das nossas cidades e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Por isso, é fundamental a presença de todos e todas neste encontro, que terá uma representação forte do Paraná”, disse o prefeito.
PAINEIS E PALESTRAS
Com a temática “Município: o caminho para um Brasil melhor”, a marcha deve receber, no segundo dia, painéis temáticos e promover os encontros dos prefeitos e prefeitas com as bancadas parlamentares dos seus Estados no Congresso Nacional, nos quais os deputados e senadores vão receber a pauta municipalista.
Já no dia 27 de abril, haverá a assembleia geral da CNM, seguida de duas programações políticas: movimento municipalista e o Congresso Nacional, com a participação de parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, seguido de discussão sobre os royalties do petróleo. No início da tarde, a programação começa com homenagens, seguido da participação de outros três candidatos à presidência da República.
O último dia é marcado por discussões de temas importantes para a gestão municipal, como saúde e desafios da assistência social no pós-pandemia da Covid-19. A programação termina no fim da manhã do dia 28 de abril, com os resultados dos painéis temáticos e a leitura da Carta da XXXIII Marcha. (Assessorias de Comunicação da AMP e da CNM)