A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) enviou ofício a municípios do Estado informando-os da necessidade de devolução de recursos financeiros originários de transferências voluntárias não utilizadas pelas prefeituras.
Nos ofícios, a AMP informa que o comunicado nº 43/2020 (http://plataformamaisbrasil.gov.br/noticias/comunicado-n-43-2020-relatorio-final-de-auditoria-cgu-saldo-em-conta-corrente-nas-transferencias-voluntarias), do Departamento de Transferências Voluntárias do Ministério da Economia, define prazo de 60 dias para ações dos concedentes visando à devolução dos recursos.
De acordo com o comunicado, baseado em relatório de auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União), existem R$ 27.709.634,45 referentes a instrumentos de transferências voluntárias inativos e R$ 218.393.272,71 de instrumentos de transferências voluntárias inadimplentes ou com data limite para prestação de contas vencida.
A CGU considerou como inativos instrumentos de “alguma forma finalizados no sistema”. Isso inclui os que têm os seguintes status na Plataforma +Brasil: cancelados; convênio anulado; convênio rescindido; prestação de contas aprovada; prestação de contas aprovada com ressalvas; prestação de contas concluída; e prestação de contas rejeitada.
A AMP firmou parceria com a Plataforma+Brasil e a Rede Brasil. A Rede +BRASIL é uma rede de governança colaborativa para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, por meio da Plataforma +BRASIL, antigo Siconv
Assessoria de Comunicação da AMP.
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.