O vice-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), presidente do Ciedepar (Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, participou hoje da posse do novo conselheiro do TCE/PR (Tribunal de Contas do Paraná), Augustinho Zucchi, representando o presidente Júnior Weiller e os prefeitos e prefeitas do Estado .
Indicado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o nome de Zucchi para o cargo foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado em 14 de dezembro. Ele ocupará a vaga do conselheiro Nestor Baptista, que se aposentou no final de novembro. Nascido em Itapejara do Oeste (Sudoeste do Estado), Zucchi é engenheiro agrônomo. Foi deputado estadual por cinco mandatos (entre 1994 e 2012), prefeito de Pato Branco em duas gestões (de 2013 a 2020) e secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas em 2022.
Edimar destacou a importância da escolha de Zucchi para o cargo. “Além de ser um homem público muito sério e competente, o conselheiro Augustinho Zucchi tem a grande vantagem de ter sido prefeito e de ter acumulado muita experiência na gestão pública. Isso lhe dá credenciais essenciais para o cargo que vai exercer e a certeza de que as prefeituras do Paraná terão um conselheiro sensível e comprometido com o desenvolvimento dos municípios”, afirmou. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) foi representada pelo seu segundo vice-presidente, Luiz Sorvos, prefeito de Nova Olímpia.
Em cerimônia comandada pelo presidente do TCE/PR, Fernando Guimarães, Zucchi disse que seu gabinete estará aberto a todos e manifestou seu respeito e gratidão ao governador Ratinho Junior. “O governador pode ter a certeza de que vou honrar sua indicação. Sempre quis ocupar funções públicas e, em todos os cargos que exerci, sempre procurei atuar de forma técnica, correta e justa. Continuarei agindo assim. Contem comigo, agora como conselheiro”, disse.
Participaram da posse também o vice-governador Darci Piana (representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacóia; os secretários estaduais João Carlos Ortega (Casa Civil); Eduardo Pimentel (Cidades), Elisandro Frigo (Administração e Previdência); Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família); presidentes de associações regionais e prefeitos e prefeitas de todo o Estado.