A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) promoverá mais cinco treinamentos para a elaboração dos Planos Municipais de Educação nas próximas semanas. Estes cursos foram definidos em parceria com 11 associações regionais de municípios. Com eles, a AMP atinge a marca de 7 treinamentos sobre o tema, que beneficiarão prefeituras de 15 associações regionais do Paraná.
Os dois próximos cursos serão promovidos em 30 de setembro e 2 de outubro. No dia 30, o treinamento será realizado na sede da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná), em Santo Antônio da Platina (Avenida Oliveira Mota, 715). O encontro tem a parceria e o apoio da diretoria e de todas as prefeituras que compõem a Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná).
O segundo curso acontecerá em 2 de outubro, em Apucarana, na sede do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Educação (Rua Dr. Munhoz da Rocha, nº 310, bairro Barra Funda) e tem a parceria da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí do Paraná) e Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema do Paraná).
Maringá, Umuarama e Ponta Grossa
Os demais treinamentos serão realizados em 7 de outubro, em Maringá (promoção conjunta da Amusep-Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, Amunpar-Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná e Comcam-Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão; 9 de outubro, em Umuarama (parceria da Amerios-Associação dos Municípios da Região do Entre Rios e Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná); e 14 de outubro, em Ponta Grossa (parceria da AMCG-Associação dos Municípios dos Campos Gerais e da Amcespar-Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná.
O presidente da AMP e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, elogiou a parceria com as associações regionais de municípios e disse que quer promover treinamentos com todas as micros do Estado. “A AMP é e sempre foi parceira das associações regionais em várias frentes. Queremos intensificar esta aproximação, desta vez em torno deste tema tão importante que são os Planos Municipais de Educação”, comentou.
A urgência na realização dos eventos deve-se ao fato de que as prefeituras têm até 26 de junho de 2015 para elaborar os Planos Municipais de Educação, de acordo com o que estabelece a Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprovou o PNE (Plano Nacional de Educação).
Os dois primeiros treinamentos promovidos pela AMP em parceria com as micros tiveram as presenças de três palestrantes: João Batista dos Reis (executivo do programa Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Paraná), Jacir Bombonato Machado (consultor em Educação da AMP) e Shirley de Souza Piccioni (membro titular do Conselho Estadual de Educação).
Eles fizeram um diagnóstico das metas do PNE e ainda abordaram os seguintes itens sobre os Planos Municipais de Educação: Situação do Paraná/municípios, Portal “Planejando a Próxima Década” (do MEC/PNE), Termo de Adesão ao Programa, Rede de Apoio Técnico e o que caberá aos municípios/Estado/União.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404