O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, enviou ofício ao Ministério da Saúde pedindo urgência na ampliação do Programa Mais Médicos no Estado. No total, 61 cidades aderiram ao novo edital do projeto e solicitaram 169 profissionais. Em todo o País, são mais 4.146 vagas para atender 1.294 municípios.
“O programa presta um serviço de extraordinária importância para a população do Paraná. Dada a necessidade urgente das prefeituras, contamos com a compreensão e a colaboração do Governo Federal e do Ministério da Saúde para que o pedido seja atendido o mais rapidamente possível”, disse.
O Mais Médicos reúne 864 profissionais no Estado, dos quais setecentos cubanos. Os demais são brasileiros e profissionais de quatorze países que fazem intercâmbio. O projeto registrou aumento de 14% nos atendimentos emergenciais na saúde básica no Paraná, saltando de 77 mil para 87,9 mil. Computou ainda aumento nas consultas de pré-natal (56,3%) e de saúde mental – de 19,1 mil para 27,3 mil.
Com o novo edital, o Governo Federal vai ampliar de 14.462 para 18.247 o número de profissionais envolvidos. E as pessoas atendidas passarão de 50 para 63 milhões de pessoas. O foco do programa são os municípios mais vulneráveis, com menor Índice de Desenvolvimento Humano e os localizados nas regiões mais críticas do País, como áreas indígenas, quilombolas e periferias das grandes cidades.
Inscrições
As novas oportunidades poderão ser disputadas por 15.747 médicos brasileiros que se inscreveram na seleção aberta pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano. Os profissionais devem indicar entre os dias 4 e 5 de fevereiro até quatro municípios de diferentes perfis onde desejam atuar.
Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios. Os que não forem selecionados terão outras duas oportunidades para escolher as cidades, nos períodos de 23 e 24 de fevereiro e 17 e 18 de março, como segunda e terceira chamada. O profissional que for alocado no município que escolheu e não se apresentar na unidade básica de saúde na data prevista não poderá participar das outras chamadas.
Caso ainda existam vagas, no dia 10 de abril, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e, em 5 de maio, para médicos estrangeiros. A cada trimestre, o Ministério da Saúde lançará edital para oferta das vagas em aberto. Os editais poderão contemplar vagas em municípios que antes não conseguiram aderir ao programa pela incapacidade instalada.
Assessorias de Comunicação da AMP e do Ministério da Saúde
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404