O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, reuniu-se hoje com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, para pedir apoio à sua proposta de que a SEED e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) façam a projeção da evolução das notas (da região ou do Estado, a que for maior) do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) dos 10 municípios afetados pelo acidente envolvendo um caminhão do instituto. Outro tema tratado na reunião foi o transporte escolar dos alunos de 2024.
Com o acidente, 10 cidades paranaenses (Ângulo, Astorga, Colorado, Flórida, Iguaraçu, Lobato, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Santa Fé e Santo Inácio) ficaram sem as notas do SAEB.
“Nosso objetivo é evitar que os 10 municípios que ficaram sem as notas sejam afetados. Com isso, cumprimos nosso papel de lutar pelos interesses dos municípios e atender reivindicação dos prefeitos e prefeitos nesta importante causa. Mostrando seu compromisso com os municípios, o secretário Roni Miranda já conversou sobre o assunto com o presidente do INEP, Manuel Palácios”, explicou Edimar Santos.
SAEB
O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Ideb.