Após reunião com integrantes do Conselho Político e parlamentares na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o primeiro compromisso do presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, na tarde desta terça-feira, 15 de março, foi com o presidente Jair Bolsonaro. O líder municipalista formalizou o convite ao chefe do Executivo para participar da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e pediu o apoio do governo federal.
Da entrega do convite, participaram o líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros, e o diretor da CNM Joarez Henrichs, ex-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná).
A maior mobilização municipalista da América Latina retorna à programação do calendário municipalista após ter sido cancelada por dois anos consecutivos em razão da pandemia. O evento acontece na capital federal de 25 a 28 de abril. Nesta edição, por ser realizada em ano eleitoral, o evento reunirá os candidatos à Presidência da República. Será a oportunidade de os participantes conhecerem as propostas e debater temas de interesse dos Municípios.
PEC 122/2015
Também no encontro, Ziulkoski reforçou ao presidente da República a necessidade da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, matéria fundamental para a gestão local. O texto impede a criação de novos encargos sem definir a fonte de recursos. Bolsonaro sinalizou positivamente para a aprovação da matéria.