A “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres” repetiu hoje, em Campo Mourão, o sucesso das suas oito edições anteriores. No encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), centenas de prefeitas, vice-prefeitas, secretárias, vereadoras e servidoras municipais da região receberam informações para auxiliar no processo de criação ou fortalecimento de políticas públicas em defesa da mulher.
A Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, disse que está comprometida com essa missão de fazer nova história para as mulheres do nosso Estado. “Quando criou a secretaria, o governador desenvolveu um novo modelo de governança, que agora está sendo construído em parceria com a AMP e as associações regionais, às quais agradeço pela parceria. Não é só na criação de delegacias de proteção à mulher que devemos investir. Precisamos também investir no empoderamento da mulher e que elas tenham autonomia. Precisamos de políticas públicas que tratem não apenas das consequências, mas das causas dos problemas que afetam as mulheres”, disse.
Representando o presidente em exercício da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva, a vice- presidente do Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná e prefeita de Pérola, Valdete Cunha, elogiou o trabalho de Leandre e do governador Carlos Massa Ratinho Junior em defesa das mulheres. “Sabemos o quanto ainda temos que progredir e lutar. Somos a maioria em voto e formação acadêmica. Que se dê às mulheres o empoderamento merecido e que sejam respeitadas. Com essas caravanas, temos o privilégio de dizer que as mulheres do Paraná têm respeito, vez e voz”, comentou.
Para o anfitrião do encontro, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, a mulher tem papel crucial na administração da cidade e parabenizou o Governo do Estado e a AMP pelo evento. “Estamos fazendo a nossa parte para que as mulheres tenham o lugar que merecem na sociedade”, disse.
Já o presidente da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e prefeito de Corumbataí do Sul, Alexandre Donato, avaliou que a escolha de Leandre foi acertada. “O tema é de suma importância para nós, assim como a igualdade racial e os idosos. Temos que trabalhar fortemente em defesa desses públicos. Precisamos buscar mais recursos para essas áreas. Estamos de portas abertas para discutirmos esses temas”, disse.
O presidente da Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios) e prefeito de Cafezal do Sul, Mario Juno da Silva, afiemou que a sociedade precisa se unir em defesa da mulher para fortalecer a causa. “Essa atitude é nobre e merece aplausos porque mostra o compromisso da secretária de conhecer a realidade e assim fazer mais pelas mulheres”, disse.
O presidente da Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná) e prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan, comentou que é preciso que esse evento sirva para empoderar e fortelecer as mulheres. “Essa união e esse fortalecimento são fundamentais para que a causa seja realizada com eficiência”, comentou.
O superintendente de Apoio aos Municípios, Júnior Weiller, disse que é preciso enaltecer a coragem do governador Carlos Massa Ratinho Junior de criar a secretaria. “O trabalho do governador e da secretária Leandre já está dando frutos. Precisamos eliminar toda forma de violência e de preconceito contra a mulher. Nossa missão agora é criar estruturas para que cada mulher saiba que tem apoio e ferramentas para se empoderar”, comentou.
Também participou do encontro a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, que disse que o evento inspira as demais mulheres. “Não é fácil se colocar na politica sendo mulher. Mas esse debate não pode ficar apenas no palanque. “Queremos mais mulheres na politica, trazendo sua sensibilidade para fazer um governo nais humanizado”, disse.
E ainda as vice-prefeitas de Barbosa Ferraz, Lucinette Sanches, e de Roncador, Alynny da Costa; e a presidente do Fórum das Gestoras de Políticas Públicas para as Mulheres do Paraná, Terezinha Pereira.
Além da abertura do evento em Curitiba, a caravana já esteve em Cascavel (no dia 15/06), em Francisco Beltrão (16/06), em Santo Antônio da Platina (30/06), em Irati (06/07), em Maringá (13/07), Arapongas (14/07) e Guarapuava (20/07).