Começou na quarta-feira, dia 16 de abril, o prazo para a correção dos dados da segunda etapa do Censo Escolar 2013, referente à coleta das taxas de rendimento – aprovação, reprovação e abandono escolar. Para a correção dos dados, os gestores terão o prazo até 30 de abril para conferir os relatórios e fazer as alterações que já foram informados anteriormente.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que o prazo para a correção é uma ocasião para as escolas que ainda não concluíram o preenchimento da situação do aluno encaminharem as informações. A entidade destaca, ainda, que a partir dos dados informados é possível fazer um panorama e a avaliação da qualidade da educação no país.
Os Municípios que precisarem realizar a retificação dos dados deverão avaliar as informações incluídas no sistema Educacenso. Para isso, basta entrar diretamente no módulo Situação do Aluno, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e seguir as orientações.
Veja algumas orientações para realizar as alterações:
1. – acesse a página do sistema
2. – clique em [autenticar]
3. – digite o CPF do usuário e a senha
4. – clique na opção do menu [situação do aluno – relatórios]
5. – confira os dados
6. – caso seja necessária correção, acesse a escola e clique em [início], no menu da [situação do aluno].
Se a escola estiver com o ano escolar encerrado no módulo [situação do aluno] e precisar de correção, basta acessar o Educacenso e, ao visualizar a lista de turmas, clicar em [retificar]. (Fonte: CNM)