Em reunião com deputados e senadores na sede da CNM (Confederação Nacional de Municípios), o Conselho Político da organização pediu apoio para a aprovação da pauta prioritária dos municípios no Congresso Nacional.
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, representou os gestores do Estado na reunião e defendeu a mobilização dos prefeitos e prefeitas em torno do tema. “É fundamental a articulação dos prefeitos e prefeitas com os seus parlamentares para a aprovação da pauta”, comentou Júnior, que acompanhou a reunião do Conselho Político com os parlamentares, da qual participou o líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros (PP/PR), ao lado do 2º vice-presidente da CNM e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Sorvos.
O primeiro secretário da CNM, José Patriota, deu início ao encontro até a chegada do presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, que articulava reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ele falou da necessidade de articulação dos gestores e mencionou a sanção da Lei 14.230/2021 (sobre a improbidade administrativa), sancionada na íntegra nesta terça. Ele agradeceu aos parlamentares pela aprovação da matéria.
Relatores do texto na Câmara e no Senado, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e o senador Weverton Rocha (PDT-MA), falaram sobre a importância da revisão na lei como forma de garantir uma boa gestão no país. “Estamos aqui para comemorar a sanção integral do projeto da nova Lei de Improbidade, que dá muito mais segurança aos gestores públicos, aos prefeitos, vereadores, governadores para que exerçam a sua função, governar a sua cidade e o país”, disse Zarattini.
PROMULGAÇÃO DO FPM
Uma conquista histórica para os Entes locais, a proposta que aumenta em 1% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro será promulgada nesta quarta-feira, 27, com a participação de Ziulkoski e demais lideranças municipais. Relator da proposição na Câmara, o deputado Júlio César (PSD-PI) ressaltou que a medida é fundamental para garantir a viabilidade da gestão em um mês em que há forte queda de arrecadação.
MOBILIZAÇÃO DOS GESTORES
A necessidade da articulação dos gestores para garantir a aprovação das pautas também foi destaque na fala dos presentes. Ziulkoski agradeceu os parlamentares pelo apoio na aprovação de matérias fundamentais aos Municípios e reforçou que não há avanço sem o engajamento das lideranças municipais, destacando a atuação da vice-presidente da CNM Rosiana Beltrão.
“Preciso destacar a atuação da Rosiana, que está fazendo um trabalho gigante no encaminhamento da pauta, principalmente na Câmara dos Deputados. Então eu peço novamente: conheçam os parlamentares dos seus Estados e as votações que ele está participando. Esse é um trabalho de formiga”, afirmou. (Viviane Oliveira – Agência CNM de Notícias)