A secretária estadual da Educação, Ana Seres, enviou ofício ao presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateuabriand, Marcel Micheletto, informando que os convênios da SEED com a Arcafar (Associação Regional das Casas Familiares Rurais) serão mantidos até 31 de dezembro de 2016. A operacionalização será da mesma forma que em 2015: somente turmas de continuidade para Casas Familiares Rurais que ofertam Ensino Fundamental e Médio, e turmas iniciais e de continuidade para CFR que ofertam cursos técnicos integrados.
A decisão foi tomada decido às dificuldades de várias prefeituras para operacionalizar os convênios destinados à manutenção das Casas. “Optou-se pela manutenção do convênio vigente para que nenhum aluno seja prejudicado”, justificou Ana Seres.
A secretária informou ainda que, caso seja do interesse dos prefeitos a abertura de turmas iniciais de Ensino Fundamental e Médio para 2016, será necessária a assinatura de Termo de Ciência e Compromisso para a manutenção dessas turmas a partir do ano letivo de 2017.
AMP conduziu negociações
A AMP tem papel decisivo na busca de uma saída para a manutenção das Casas Familiares Rurais. Liderados por Micheletto, os prefeitos participaram de várias reuniões na Secretaria da Educação para garantir que as CFR continuem funcionando.
O Governo do Estado calcula que, com a proposta apresentada ontem aos prefeitos, gastará R$ 7,83 milhões com as Casa Familiares Rurais em 2016. Hoje, o custo de cada aluno é de R$ 4,55 mil/ano.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404