O governador Beto Richa e a vice-governadora Cida Borghetti destacaram a participação da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e dos prefeitos do Estado no processo de revitalização do Rio Iguaçu. “A diretoria da Associação e o presidente Marcel têm dado grande apoio a este projeto, que é tão importante para o nosso Estado”, disse Cida, em Curitiba, na solenidade em comemoração pelo Dia do Rio de Iguaçu. A data foi criada por Cida quando ela era deputada.
Os prefeitos Carlos Stabach (de Contenda) e Marcel dos Santos (de Mato Rico) representaram o presidente Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand, na solenidade, que foi conduzida pelo governador Beto Richa e pelo coordenador do Comitê de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha. “Este é o projeto ambiental mais importante do Paraná. Temos a obrigação de revitalizar o Iguaçu para o futuro das nossas gerações”, disse Beto. “Só com a ajuda de todos conseguiremos atingir este objetivo”. Marcel e Alvaro Felipe Valerio (prefeito de Clevelândia) integram o Comitê Gestor pela AMP.
Com 1,3 mil km de extensão e área total de 67 mil metros quadrados (54 mil no Paraná), o Rio Iguaçu – o maior do Estado – nasce a Leste de Curitiba e percorre 109 municípios. Porém, segundo o coordenador do Comitê de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha, o rio sofre processo de degradação provocado pelo lançamento de resíduos sólidos, esgoto urbano, floração de algas e dejetos industriais ao longo de muitos dos seus trechos.
Coreia do Sul
O Paraná pretende aproveitar a experiência da Coreia do Sul em recuperação de rios urbanos para aplicar sua tecnologia no projeto de revitalização da bacia do Rio Iguaçu. Confirmando este compromisso, o embaixador sul-coreano no Brasil, Jeon-Gwan Lee, participou da comemoração pelo Dia do Iguaçu. “Será uma honra trabalhar com o Paraná para fazer este trabalho”, disse. Gwan, que também havia firmado este compromisso durante audiência com Beto Richae Cida Borghetti no Palácio Iguaçu.
A Coreia do Sul despoluiu a parte urbana do Rio Cheonggyechon, em Seul, capital do país. “Temos experiência nessa área e queremos compartilhar com o Paraná. Tenho certeza que será uma parceria de muito sucesso”, disse. O embaixador lembrou que seu país importou de Curitiba o sistema de transporte coletivo. “O sistema de transporte deu muito certo. Então agora é nossa hora de retribuir o Paraná passando tecnologia para revitalização do rio”, disse.
Assessoria de Comunicação da AMP, com AE Notícias
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404