únior Weiller
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, esteve em Pérola, da prefeita Valdete Cunha, para o lançamento do Consórcio Intermunicipal de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). A nova organização resolverá uma situação que vem tirando o sono dos gestores municipais do Estado.
“Como municipalistas que somos, nós, da AMP, buscamos, junto aos prefeitos e prefeitas, viabilizar maneiras de equacionar problemas comuns aos gestores. Entre eles, os débitos previdenciários dos municípios. Após estudos com os professores Ildemar Silva (especialista em RPPS) e Mário Torres (especialista em cálculos atuariais e aportes financeiros para os fundos municipais e estaduais), chegamos ao consenso sobre a criação de um Consórcio Intermunicipal, para gerir estes fundos”, explicou Júnior Weiller.
O Governo Federal editou a Portaria 360/2022, que prevê o parcelamento dos débitos previdenciários em até 20 anos. Agora, os municípios poderão fazer uso do consórcio para sanar o grave problema dos débitos previdenciários municipais.
Participaram do lançamento vices-prefeitos, vereadores, secretários, prefeitos de 15 municípios (Janiópolis, Peabiru, Lobato, Cruzeiro do Sul, Luiziânia, Querência do Norte, Cafelândia, Astorga, Pitanga, São Jorge do Patrocínio, Santa Fé, Terra Rica, Diamante do Oeste, Ourizona, e Loanda), além da anfitriã, prefeita Valdete (Pérola), e do ex diretor-executivo da AMP e atual diretor de Justiça e Cidadania da Sejuf, Lucas Echeverria. Como convidados para a apresentação do consórcio, estiveram presentes o professor Ildemar Silva e o consultor da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) Joarez Henrichs.
“Agradeço à prefeita Valdete e, em nome dela, a todos os demais prefeitos, vices, vereadores, e secretários presentes. Aos amigos Joarez e Ildemar, pela prontidão constante”, disse o presidente da AMP.