O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, pediu ao vice-presidente da República, Michel Temer, apoio à proposta de reabertura da Estrada do Colono – o trecho da PR-495, com 17,6 km de extensão, fechado em 2001 em ação envolvendo o Exército, a Polícia Federal e o Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
Devido ao fechamento, determinado pela Justiça a pedido do Ministério Público Federal, a população tem que percorrer mais 170 km entre Medianeira e Capanema, por meio das rodovias BR-277, PR-182 e PR-582. Se a estrada fosse aberta, percorreria apenas 58 km, cortando o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga a estrada.
“O fechamento da Estrada do Colono foi um retrocesso para o Paraná. Ela poderia ser ecológica e turística. Havendo respeito às leis ambientais e à natureza, a estrada poderia ser reaberta sem problemas, o que certamente traria dividendos para as região Oeste e Sudoeste do Estado”, comentou Micheletto, que também pediu o apoio dos 33 deputados e senadores à proposta.
Protesto do dia 21
Na audiência com Michel Temer, o presidente da AMP também debateu o Dia de Protesto das Prefeituras do Paraná, que será promovido em 21 de setembro. Nesse dia, prefeitos de todas as regiões do Estado deverão fechar as portas das sedes dos governos municipais e conceder entrevistas à imprensa para denunciar a grave crise que atinge as cidades brasileiras.
Para Micheletto, o protesto será um momento importante para apresentar dados à sociedade que comprovam que muitas das dificuldades dos municípios não são culpa dos prefeitos, mas sim do descumprimento de vários compromissos assumidos pelos governos, sobretudo o federal.
“Muitos recursos prometidos às prefeituras estão atrasados há meses, o que está paralisando obras para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mesmo sendo o ente federado que mais arrecada (60% do total de impostos), a União não está pagando suas dívidas com as prefeituras. Não podemos mais suportar isso”, disse o presidente da AMP, que pede apoio da sociedade à manifestação dos prefeitos. “Essa luta é de todos nós porque quem mais sofre com a crise das prefeituras são os seus moradores”.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404