O chefe de Gabinete da Secretaria Especial da Saúde Indígena, Antonio Leopoldo Nogueira Neto, enviou ofício ao presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, que não haverá descontinuidade das ações voltada à saúde indígena. Schiavini havia pedido que o governo mantivesse os programas.
“O Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental”, informou o chefe de Gabinete.
Schiavini havuia enviado ofício ao diretor do Departamento de Gestão da Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Marcelo Alves Miranda, pedindo que seja mantida a coordenação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas sob inteira responsabilidade e despesa na fonte do Governo Federal. O pedido objetiva evitar que esta despesa seja transferida aos municípios, conforme informações que circularam em Brasília.
Assessoria de Comunicação da AMP
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.