Municípios da região Oeste do Paraná aderiram nesta sexta-feira (20) ao programa Cidades Sustentáveis, uma ferramenta para gestão dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e sua vinculação com políticas municipais. O evento foi realizado na sede da Amop, em Cascavel, com a presença de prefeitos, vices e secretários municipais.
O programa oferece desde capacitação, mapa de desigualdade, estudos de desenvolvimento econômico local, oportunidades de financiamentos e parcerias internacionais. Para isso, haverá um segundo passo, que serão as oficinas a serem realizadas na Amop.
O diagnóstico e o plano de metas já estão sendo feitos, bem como mapa da desigualdade, que consiste em um diagnóstico das localidades que apresentam maior quantidade de problemas. Por outro lado, também está sendo feita a formalização das comissões municipais de ODS, com apoio de um software que oferece ferramentas e conteúdos.
O evento contou com as presenças do presidente da Amop e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak, o Kabelo; do presidente da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Alcione Gomes; do ponto focal da Sedu/Paranacidade no Cedes, Geraldo Luiz Farias; de Santiago Gallo; além da presença virtual do diretor geral da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Luiz Mascarenhas; e da assessora de Projetos da Frente Nacional de Prefeitos, Mirian Salete Barreto.
O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, elogiou os municípios pela adesão ao projeto e aos demais parceiros pela iniciativa. “Mostra o compromisso dos gestores públicos da região Oeste com o desenvolvimento sustentável das suas cidades. Parabéns ao Governo do Estado, ao Cedes, à Sedu/Paranacidade, à Amop e seus filiados por esta importante conquista”, afirmou. (Fonte: Luciano Barros/Amop, com Assessoria da AMP)