O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Edimar Santos, e o presidente da FRENTE PARLAMENTAR DAS ASSOCIAÇÕES E CONSÓRCIOS DE MUNICÍPIOS da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, conduziram debate hoje sobre a situação dos municípios durante o EMUPAR – Encontro de Municípios Paranaenses, que terminou hoje, em Curitiba.
Na sua palestra, Romanelli defendeu a revisão do pacto federativo, com mais autonomia para os municípios e descentralização de recursos e decisões. “É preciso, ainda, reduzir a burocracia e agilizar a gestão pública. Permitir que os municípios orientem as políticas públicas de atenção às necessidades de suas comunidades e ainda fortalecer a democracia e a participação popular”, comentou.
Romanelli defendeu ainda os consórcios públicos e disse qual será a pauta prioritária da Frente Municipalista em 2024: 1) Educação; 2) Saúde; 3) Trabalho, Qualificação e Renda; 4) Desenvolvimento Sustentável (meio ambiente); 5) Atenção a Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; 6) Desenvolvimento Social, Família e Cidadania (Direitos Humanos); 7) Cultura; 8) Turismo.
Do debate, participaram ainda os presidentes da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e da Invest Paraná, José Bekin; e os prefeitos Júlio Leite, de Terra Rica (presidente da Amepar) e Luiz Beletti (Tupãssi).
Promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná), o EMUPAR teve o patrocínio do Governo do Estado, Governo Federal, Itaipu Binacional, Assembleia Legislativa, Copel, Sanepar, BRDE, Sebrae/PR, Tecpar, Detran, Polis Civitas, Brink Mobil, Ciedepar, Repremig, Instituto Água e Terra, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Compagás, Celepar, Senografia, CNM (Confederação Nacional de Municípios), Saber Soluções Educacionais, Uvepar, Ezco Gestão em Saúde, Convicta, Banco do Brasil e Silicon.