Às 12h30 de hoje, o maior evento municipalista da história teve o fim de sua programação, mas não de suas lutas. Depois de três dias, com seminários, painéis, sabatinas de presidenciáveis, palestras, reuniões com a bancada federal e muito diálogo, a XXIII Marcha a Brasília chegou ao final desta edição. Agora, o trabalho e a luta do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, continua, unido aos prefeitos e prefeitas do Paraná.
O número de gestores municipais que estiveram presentes no encontro foi histórico. Foram 208 gestores e gestoras dos municípios. “São homens e mulheres que administram seus municípios e sabem das dificuldades que enfrentam. Eles estiveram em Brasília para que, junto aos demais prefeitos e prefeitas do Brasil, suas reivindicações fossem ouvidas e atendidas’, disse Júnior.
Algumas conquistas já são realidade, como a aprovação da legitimação das instituições municipalistas; a não obrigatoriedade do cumprimento de gastos mínimos de 25% com a Educação, durante o período da pandemia; e outros avanços que trazem alento aos prefeitos e prefeitas. “Seguiremos lutando e cobrando dos nossos parlamentares em Brasília que a carta de demandas que apresentamos seja levada a cabo. Parabéns ao presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, e a toda a sua equipe, pela excelente organização. Agradeço muito aos prefeitos e prefeitas paranaenses pela participação, sendo uma das maiores comitivas presentes. Viva os municípios!! Viva a AMP! Viva Jesuítas! (Daniel Del Mouro)