O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto; o secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, e o presidente da Celepar, Jackson Carvalho Leite, assinaram hoje em Curitiba Resolução Conjunta que criará Comissão Especial destinada a organizar e unificar as ações de inclusão digital no Paraná em duas linhas de frente: o Programa Rede 399 – Internet para todos e o Programa Espaço Cidadão.
A comissão terá a participação da AMP, de empresas como a Copel, secretarias estaduais e organizações como a Faep (Federação da Agricultura do Paraná), Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), Fecomércio (Federação do Comércio do Paraná) e provedores de internet. Em 30 dias, os integrantes devem apresentar um plano de trabalho que contemple a integração de ações.
O objetivo central destes projetos é implantar a internet de banda larga, de alta qualidade, em todas as cidades do Estado até o final de 2018. Com a instalação da rede, as prefeituras poderão oferecer novos serviços online para a população (inclusive nos distritos e comunidades rurais mais afastadas) e interligar todas as suas unidades administrativas com mais rapidez e eficiência.
Necessidade de apoio
Micheletto elogiou a iniciativa e disse que, pelo fato de serem em sua maioria pequenos, os municípios paranaenses precisam muito do apoio do Governo e da Celepar. “Tudo o que for feito para levar inovação aos municípios é bem-vindo. Eles precisam deste apoio porque são em sua maioria pequenos e têm quadros técnicos reduzidos. Se houver uma padronização do sistema, melhor ainda”, comentou o presidente, que também quer
apresentar aos prefeitos os produtos e serviços oferecidos à Celepar para levar mais tecnologia e informações aos municípios.
O secretário Flávio Arns disse que levar a internet de qualidade, qualificação profissional e serviços de governo para o cidadão, em todo o Estado, incluindo digitalmente também os espaços rurais, são esforços coletivos. “Somente somando forças, ouvindo as partes e com o trabalho conjunto do Estado, municípios, associações, provedores e do terceiro setor teremos sucesso”. De acordo com ele, secretaria tem essa capacidade de articular os setores e propor soluções.
O presidente Jackson Carvalho Leite falou sobre a atuação da empresa. “Trabalhamos em duas frentes. Modernizar a gestão pública para melhor atender o cidadão e capacitar este mesmo cidadão para melhor utilizar os serviços públicos que serão cada vez mais disponibilizados na internet pelo Estado e municípios, dentro do conceito de governo eletrônico”, explicou.
Os recursos para o projeto podem ser obtidos pelas prefeituras por meio da Agência de Fomento e do Paranacidade. Por meio de processos licitatórios para a contratação de redes de comunicação, os provedores de internet também poderão obter financiamentos com juros baixos e redução no ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado dos itens de infraestrutura.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404