O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, diretor de Relações Institucionais e Políticas da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), representou o presidente Edimar Santos, prefeito de Santa Cecília do Pavão, no lançamento do Pronasci2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e na entrega de 51 veículos para o fortalecimento da segurança pública no Paraná.
O evento foi promovido em parceria com o Governo do Estado e contou com as presenças do governador Carlos Massa Ratinho Junior; do vice-governador, Darci Piana; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; e dos secretários estaduais João Carlos Ortega (Casa Civil), Hudson Teixeira (Segurança Pública), Santinho Roveda (Justiça) e Leandre dal Ponte (Mulher) e ainda do prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo.
O governador Ratinho Junior lembrou que, quando assumiu o governo, o Paraná tinha o pior sistema carcerário do Brasil. “Hoje, não temos mais presos em delegacias, entre outras ações importantes pela segurança pública. O número de feminicídios caiu 30%. Também reduzimos a violência nas escolas. Estamos em sinergia com o trabalho do Ministério da Justiça. Agradecemos por essa parceria”, comentou.
O ministro Flávio Dino disse que a violência representa as trevas. “Precisamos do sabor da esperança. O que marca o caráter da sociedade é a sua capacidade de tratar bem as crianças e adolescentes para garantir o processo civilizacional que defendemos”, comentou o ministro, que defendeu a portaria da sua pasta contra os discursos de ódio e violência nas redes sociais e em defesa das crianças e adolescentes. “Dizem que a portaria é inconstitucional. Inconstitucional é termos crianças e adolescentes morrendo por fome e violência”, comentou.
O prefeito Roberto Justus destacou a importância do Pronasci2 e da entrega de 51 veículos para. Segurança pública do Paraná. O Estado tem R$ 60 milhões para o Fundo da Segurança.