O presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wosniack, representou a Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) no lançamento da campanha “Mais Brasil, menos Brasília”, promovida nesta segunda-feira (dia 20), na Assembleia Legislativa.
Proposta pelo deputado estadual Guto Silva, a campanha objetiva debater a reforma tributária e a necessidade urgente do pacto federativo para promover mais justiça fiscal entre a União, os Estados e os Municípios. “Há uma concentração de recursos muito grande em Brasília, que prejudica os municípios”, disse o deputado. “Por isso, o momento é de se discutir o pacto federativo para melhorar a distribuição dos recursos, sobretudo na área de infraestrutura”.
Do lançamento participaram ainda os deputados Delegado Rubens Recalcatti, Hussei Bakri e lideranças empresariais de vários segmentos, como a ACP (Associação Comercial do Paraná) e Fiep (Federação das Indústrias do Paraná).
Distribuição desigual
Representando o presidente da AMP, 2º vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e prefeito de Assis Chateubriand, Marcel Micheletto no encontro, Wozniack apresentou dados que comprovam a desigualdade na distribuição das receitas entre a União, os Estados e os Municípios.
De acordo com ele, enquanto a União fica com 54% de tudo o que o País arrecada, os municípios recebem apenas 20%. “Precisamos rever o pacto federativo para fazer justiça aos municípios”, disse Wozniack, que lembrou ainda o fato de as prefeituras terem assumido vários encargos, após a Constituição Federal de 1988, que oneraram os seus cofres.
O prefeito também pediu apoio ao movimento deflagrado em Brasília, nesta terça e quarta-feira (dias 21 e 22), com o objetivo de pedir ao Governo Federal R$ 270 milhões de FPM extra para o Paraná, garantindo um reforço de caixa para os municípios. Para todo o Brasil, a verba pedida será de R$ 4 bilhões.
Assessoria de Comunicação da AMP , com CNM.
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404