Os prefeitos de Goierê, Betinho Lima (2º vice-presidente da AMP-Associação dos Municípios do Paraná; e de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi (da Frente Municipalista da Agricultura da AMP); representaram a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) no lançamento da Fase II do Programa Paraná Produtivo, hoje, em Curitiba. Já o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni, falou em nome dos gestores municipais.
O programa objetiva definir potencialidades e um planejamento ordenado das regiões do Paraná a partir da construção de Planos de Desenvolvimento Produtivo Regional Integrado e da criação de Conselhos Gestores.
Nesta terça, sete Conselhos Gestores Regionais foram integrados ao programa, em ato assinado pelo vice-governador Darci Piana, além das oito que já foram incorporadas. Além disso, o vice-governador instalou o Conselho Gestor Estadual, responsável pela definição dos objetos estratégicos do programa. A inclusão desses Conselhos, mediante assinatura de documento por seus representantes vai criar uma rede de 15 Conselhos Gestores Regionais, que alcançará todos os 399 municípios paranaenses.
Na Fase II, o foco do programa é a execução de ações priorizadas, com a inclusão delas no planejamento governamental e acompanhamento pelos Conselhos Gestores Regionais e Estadual. Na primeira fase, cerca de 750 ações prioritárias foram identificadas e organizadas pela Secretaria do Planejamento, que posteriormente as distribuiu aos gestores das pastas finalísticas.
Da cerimônia, participaram os secretários estaduais Guto Silva (Planejamento), Valdemar Bernardo Jorge (Desenvolvimento Sustentável), Ricardo Barros (Indústria e Comércio), Eduardo Pimentel (Cidades) e Aldo Bona (Ciência e Tecnologia).
Darci Piana lembrou que o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o programa de implantação de asfalto e lâmpadas de LED nos municípios, que resultou de um grande planejamento do Estado. “Nosso compromisso moral é deixar as ações desse Estado planejadas para os próximos 30 anos. O Paraná Produtivo tem a ver com isso. Só assim construiremos o Paraná que queremos”, disse.
Bernardo Jorge disse que o programa está atendendo ao propósito do governo de gerar empregos e renda nos municípios considerando as vocações regionais. Guto Silva convidou os prefeitos e prefeitas a ajudarem na implantação do projeto. Eduardo Pimentel lembrou que, como presidente do Pró-Metrópole, acompanhou o processo de perto. “Vamos dar todo apoio para que as obras necessárias para viabilizar esse projeto sejam executadas”, disse. Ricardo Barros disse que as cidades que dão certo são as que têm vontade política dos gestores de fazerem as coisas. “Temos que pensar um jeito de as cidades serem competitivas”, disse.
O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni, disse que o Paraná Produtivo é fundamental para ajudar os municípios a fazerem um planejamento. “Obrigado ao Governo do Estado. E que essa segunda fase seja melhor que a primeira”, disse.