O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Luiz Sorvos, e um grupo de presidentes de associações regionais de municípios e prefeitos do Estado estão participando de Missão Internacional na Argentina promovida pelo Sicoob/AMP. Em Buenos Aires, o grupo acompanhou palestra na sede da Garantizar (Sociedade de Garantia Recíproca).
Trata-se de uma importante ferramenta destinada a proporcionar créditos para micros e pequenas empresas. A empresa foi criada porque, com a crise na Argentina, as micros e pequenas empresas ficaram sem recursos e precisavam de um mecanismo que oferecesse garantias para que elas pudessem obter empréstimos para incrementar, desenvolver, negócios geradores de emprego e renda.
É um modelo que os representantes do sistema Sicoob pretendem implantar no Brasil, onde não há nenhuma instituição similar que garantam créditos para pequenos negócios. “É uma pena porque isto acaba inibindo a geração de emprego, renda e consequentemente o progresso. A AMP se somará nos esforços reivindicatório para sensibilizar as autoridades monetárias brasileiras para viabilizar a implantação do modelo no Brasil”, disse Sorvos, ao lado do presidente da Garantizar Argentina Simon, e do diretor da CNM (Confederação Nacional dos Municípos), Joarez Lima Henrichs.
O presidente da AMP e os prefeitos também estiveram na sede do Banco Patagonia, propriedade do Banco do Brasil, onde foram recebidos pelo presidente, João Carlos de Nóbrega Pecego. Ele e sua equipe promoveram palestra informando o sucesso da exteriorização do BB. Na foto, além de Sorvos, estão Luiz Ajita, presidente do Instituto Sicoob, João Carlos Pecego, presidente do Banco Patagonia, e Jeferson Nogarolli, presidente do Sicoob.