Em reunião solicitada pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) com a governadora Cida Borghetti, os prefeitos do Paraná foram orientados a pedir à Defesa Civil e ao Gabinete de Gestão de Crise – organizado pelo Palácio Iguaçu – escolta da Polícia Militar para o transporte de pacientes, medicamentos, rações, combustíveis e cargas especiais. Os números do Gabinete são os seguintes: (41) 3281-2520 e (41) 3281-2529. De acordo com o governo, os pedidos de escoltas serão recebidos por uma equipe de plantão da PM, avaliados e organizados segundo prioridades.
Na reunião, a governadora Cida Borghetti convidou a AMP a ter um assento no Gabinete de Gestão de Crise, que está localizado no 1º andar do Palácio das Araucárias, em Curitiba, e é liderado pelo chefe da Casa Militar, coronel Mauricio Tortato.
Os pedidos
O presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, pediu ao secretário estadual da Fazenda, José Luis Bovo, uma compensação por eventuais perdas de arrecadação das prefeituras devido à greve dos caminhoneiros, um estudo para avaliar o impacto financeiro causado pelo movimento e, ainda, apoio para evitar problemas aos municípios devido a possíveis alterações no limite de comprometimento de receita com folha de pagamento.
“Respeitamos o movimento dos caminhoneiros, mas a situação do abastecimento é grave nos municípios. Isso está prejudicando a cadeia produtiva. Por isso, precisamos do apoio do Governo do Estado, que tem sido sensível às demandas dos municípios”, disse Schiavini, ao lado de prefeitos e presidentes de seis associações regionais de municípios do Estado. “Ficamos felizes com o que tem sido feito. Agora, queremos colaborar para achar uma solução pacífica para essa crise, que fique boa para todo mundo”.
O presidente da AMP manifestou preocupação ainda com a possível queda de receita que ocorrerá, em especial do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) como resultado da crise e pediu escolta da Polícia Militar para situações especiais de transportes, como pacientes, combustíveis, rações (destinadas à alimentação de aves e suínos, especialmente) e medicamentos.
Ao lado do secretário da Casa Civil, Dilceu Sperafico, e da comandante da Polícia Militar do Paraná, Audilene Rocha, .a governadora Cida Borghetti e o coronel Maurico Tortato disseram que estão fazendo tudo o que está ao alcance do Governo do Estado, 24 horas por dia, para desobstruir as estradas e garantir o abastecimento de combustíveis, rações e insumos à população do Estado.
“O Governo está trabalhando 24 horas por dia para resolver o problema. Não queremos causar nenhum desconforto a ninguém e estamos fazendo tudo para que a situação esteja sob controle”, disse a governadora. Tortato espera que as ações desenvolvidas pelo Gabinete de Gestão de Crise e o apoio dos prefeitos no sentido de ajudar os grevistas a retornar ao trabalho garantam a normalização da situação, em todo o Estado, já nos próximos dias.
Da reunião, participaram seis dirigentes de associações regionais de municípios: o presidente da Amerios (Associação dos Municípios da Região do Entre Rios) e prefeito de Pérola, Darlan Scalco; o presidente da AMCG (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda; o presidente da Amepar e prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio.
E ainda o presidente da Amcespar (Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná) e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Junior; o presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Grande Curtiba) e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack; e o presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e prefeito de São Jorge do Ivaí, André Bovo.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz
Reg. Mtb 2.635-PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404