O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, cumpriu dois compromissos oficiais de grande importância, representando os 399 gestores públicos municipais do Estado, em Genebra (Suíça): o lançamento oficial da Universidade dos Prefeitos e a abertura da Cúpula Mundial da Família
A Universidade os Prefeitos é um programa de capacitação dos prefeitos do Paraná em gestão pública, visando o desenvolvimento dos municípios, a melhoria da administração pública, e, ainda, a ampliação de recursos às cidades a fundo perdido por meio de organizações internacionais. Esta iniciativa é mais uma ação do processo de aceleração dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nos 399 municípios do Estado.
“Parabenizo o Governo do Estado, a Unitar e a WFO por esta iniciativa. Contem com a AMP no que for necessário para levar o projeto a todos os municípios do Estado”, disse Júnior na aula magna do projeto, conduzido pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) e pela Organização Mundial da Família (WFO).
A proposta visa ampliar a Agenda 2030. O curso terá duração de nove meses, com previsão de dois encontros semanais. A universidade trabalhará com diferentes vertentes, atuando na capacitação em gestão municipal, na elaboração de projetos e no repasse de informações atualizadas a organismos como o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outros.
“O Paraná mais uma vez sai na frente”, disse a superintendente-geral Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães, que representou o Governo do Estado. “Os participantes dessa formação terão acesso ao que há de melhor no mundo. Há recursos disponíveis a fundo perdido para financiar o desenvolvimento dos municípios, mas faltam projetos qualificados para a obtenção desses fundos. Estamos ampliando as ações do Estado em busca dos 17 ODS”.
CÚPULA DA FAMÍLIA
Na abertura da Cúpula Mundial da Família 2022, os prefeitos e prefeitas discutiram soluções para reduzir a pobreza e a fome, e promover educação de qualidade, bem-estar e crescimento econômico. As ações estão dentro do escopo da Agenda 2030, que reúne os 17 ODS, e também auxiliam na resposta da crise da pandemia, integrando a sociedade e o setor público.
“Essa perspectiva é desafiadora, mas segura, pois o bem-estar das famílias é, sem dúvida, o primeiro passo para o bem-estar social como um todo. Se as famílias têm saúde, condições dignas de vida, oportunidades de educação e emprego, a comunidade crescerá e a sociedade como um todo ganhará”, destacou Keli.
A Cúpula Mundial da Família 2022 destacará, ainda, o ODS 11 – Cidades Sustentáveis e Comunidades Fortes, vinculados aos ODS 1, 2, 3, 4 e 5. (Fonte: Agência Estadual de Notícias. Fotos: Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social/Paraná)