O prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos (PDT), é o novo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), entidade que representa as 399 prefeituras do Estado. Eleito hoje (dia 8) por aclamação em uma chapa que reúne prefeitos de todas as regiões do Estado, Sorvos assumiu o compromisso de trabalhar de forma democrática e independente, lutando por questões relevantes da agenda municipalista, como uma distribuição mais justa dos recursos da União às prefeituras. Outra das suas prioridades é cobrar do Governo do Estado o pagamento de 100% das despesas com o transporte dos alunos da rede pública de ensino.
Sorvos agradeceu aos prefeitos de todo o Paraná que compuseram a chapa (“Município Forte”) e pediu apoio formal à sua gestão. “Sozinhos, não somos nada. Precisamos nos unir em torno do municipalismo”, afirmou o novo presidente da AMP, que também quer estabelecer um novo canal de diálogo com o Tribunal de Contas e com o Ministério Público do Estado. “Podem esperar de mim muito trabalho, determinação, honestidade e acima de tudo humildade. Para isso, espero contar com o apoio de todos vocês”, disse. Ele sucedeu o ex-prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, o Gabão.
A eleição para a escolha da nova diretoria da AMP teve as presenças do presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski; do secretário estadual de Indústria e Comércio, Ricardo Barros; do deputado federal Osmar Serraglio; do deputado estadual Jonas Gumarães; do presidente da Femupar (Federação dos Municípios do Paraná), José Baka Filho; do anfitrião do encontro, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; de representantes de todas as 18 associações regionais de municípios do Paraná; e de dezenas de prefeitos e vereadores todas as regiões do Estado.
Transporte escolar
Gabão pediu que os prefeitos apoiem o novo presidente, destacou o fato de a chapa ter sido eleita de forma democrática e consensual e disse que uma das principais lutas desenvolvidas na sua gestão foi a ampliação dos recursos do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino, que passou para R$ 80 milhões em 2012. “Fizemos um movimento inédito pela ampliação dos recursos do transporte escolar. É uma batalha que ainda não foi vencida, mas pela qual temos que continuar lutando até que o Governo do Estado repasse integralmente às prefeituras o valor do serviço”, comentou.
Paulo Ziulkoski explicou as principais reivindicações feitas pela CNM, como a luta pela distribuição mais justa dos recursos na questão dos royalties do petróleo, que é travada em parceria com a AMP e as demais entidades municipalistas. “A AMP tem um protagonismo importante na luta por mais recursos para os municípios”, disse. Gustavo Fruet afirmou que sempre esteve em sintonia com as reivindicações dos municípios e também defendeu a união de todos os prefeitos em torno da AMP. “Precisamos ter a capacidade de olhar para a frente, independentemente de partidos”, comentou.
A chapa encabeçada por Sorvos é formada ainda, em seu Conselho Diretor, por: Roberto Pupin (PP), prefeito de Maringá, 1º vice-presidente; Luiz Carlos Setim (DEM), prefeito de São José dos Pinhais, 2º vice-presidente; Pedro Ivo Ilkv (PT), prefeito de União da Vitória, 3º vice-presidente; Reni Pereira (PSB), prefeito de Foz do Iguaçu, 1º secretário; Cezar Bueno (PSDB), prefeito de Bom Jesus do Sul, 2º secretário; Valetim Milleo (PSB), prefeito de Piraí do Sul, 1º tesoureiro; Rogério Lorenzetti (PMDB), prefeito de Paranavaí, 2º tesoureiro; e Beto Vizzotto (PT), prefeito de Paraíso do Norte, diretor de Relações Institucionais.
Assessoria de Comunicação da AMP Aurélio Munhoz Reg. Mtb: 2.635/Pr Fones: 41-3223-5733 e 9184-9302