O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, representou os 399 prefeitos do Estado na entrega de equipamentos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento), na sexta-feira passada (dia 20), em Umuarama. Ele reivindicou a complementação de equipamentos (pás- carregadeiras, rolos compactadores e tratores).
“Assim, cada prefeitura com menos de cinquenta mil habitantes terá uma pequena patrulha mecanizada para a conservação de suas estradas vicinais e a garantia de fluxo da produção agrícola”, explicou Sorvos, que discursou em nome dos prefeitos do Estado. “A patrulha mecanizada poderá dar respostas concretas e imediatas na recuperação das estradas vicinais, que tanta dor de cabeça dão aos prefeitos”.
As reivindicações foram ouvidas pelo secretário da Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Valter Bianchini (representando o ministro Neri Geller); pelo delegado federal do MDA no Paraná, Reni Antônio Denardi; pela senadora Gleisi Hoffmann e por dezenas de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresariais da região. Bianchini e Denardi prometeram encaminhar o pedido ao ministro.
Nova etapa
Na cerimônia em Umuarama, o Governo Federal cumpriu mais uma etapa do seu projeto de entregar os equipamentos a todos os municípios com até 50 mil habitantes. Foram 47 caminhões-caçamba. O repasse gratuito dos maquinários tem como foco a reestruturação das estradas vicinais da região, já iniciada pelas retroescavadeiras e motoniveladoras doadas pela União. Os equipamentos beneficiam uma população estimada de quase oitenta mil moradores do campo.
As prefeituras terão autonomia para definir o plano de trabalho dos equipamentos, o que não impede a participação dos produtores do campo, de acordo com o delegado federal do MDA no Paraná, Reni Antônio Denardi. A compra dos equipamentos foi realizada pelo MDA, que investiu R$ 11,6 milhões na ação.
PAC 2
A ação completa do PAC 2, no Paraná, distribui 1.101 equipamentos para 367 municípios do Estado. Com investimento de R$ 292,5 milhões, as doações foram compostas por 367 retroescavadeiras, 367 motoniveladoras e 367 caminhões-caçamba.
O conjunto de maquinários auxiliará o escoamento da produção agrícola de aproximadamente 267 mil famílias do estado. Além disso, a conservação contínua das estradas vicinais beneficiará mais de 1,2 milhão de pessoas.
Assessoria de Comunicação da AMP, com MDA
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404