O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, pediu à senadora Gleisi Hoffmann que reapresente no Senado – ou negocie diretamente com o Palácio do Planalto – sua proposta de que as prefeituras tenham mais prazo para substituir os “lixões” pelos aterros sanitários.
O pedido foi feito porque o plenário da Câmara dos Deputados retirou do relatório da Medida Provisória 658/14 o texto que prorrogava em quatro anos (até 2018) o prazo para os municípios implantarem os aterros sanitários, em substituição aos lixões. O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), alegou que o termo “o fim dos lixões” era estranho à matéria original.
Na avaliação de Sorvos, adotando este critério, o presidente da Câmara jogou por terra todos os avanços conquistados pelas prefeituras. “A matéria foi introduzida, aceita e aprovada no Senado. Agora, estamos pedindo ajuda novamente à senadora para que haja a reintrodução do assunto por ocasião da nova votação no Senado”, comentou. A matéria deveria ser apreciada novamente no Senado ontem. Gestões da AMP e CNM fizeram com que o texto fosse retirado de pauta para novas articulações.
Assessoria de Comunicação da AMP
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404