O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, participou de reunião do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil da Federação das Indústrias do Paraná. No encontro, ele destacou a importância da aproximação dos empresários com os gestores dos municípios e afirmou que o segmento tem bastante peso na economia local.
“Todos os esforços que pudermos empreender para desenvolver esse setor é saudável. “O meu município, por exemplo, tem cerca de 60% dos trabalhadores empregados nesse setor. Quando falta o emprego, o primeiro impacto é sempre sobre a prefeitura. Por isso é importante buscar o crescimento do setor”, comentou.
Sorvos liderou, na reunião, um grupo de prefeitos de municípios que abrigam importantes polos do setor no Paraná. O objetivo do encontro foi abrir um diálogo para o debate de iniciativas conjuntas que podem ser implantadas pelos setores público e privado para o desenvolvimento do segmento e das cidades.
Participaram do encontro prefeitos, vice-prefeitos ou secretários de onze municípios: Ampére, Apucarana, Cianorte, Flor da Serra do Sul, Guaporema, Londrina, Maringá, Munhoz de Melo, Nova Olímpia, Piraquara e Terra Roxa. Durante o evento, gestores do Sesi e do Senai apresentaram ações das duas instituições voltadas para empresas do segmento. Além disso, o Departamento Econômico da Fiep detalhou o panorama do setor no Estado.
Gerando empregos
Com cerca de 6,4 mil empresas e 100 mil postos de trabalho, o segmento é o segundo que mais emprega na indústria do Estado, atrás apenas do setor de produtos alimentícios. Aproximadamente 46 mil desses trabalhadores atuam em empresas instaladas em 29 municípios, que recebem praticamente metade do montante de R$ 1,4 bilhão pago em salários anualmente.
Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, os números mostram a importância do setor têxtil e do vestuário para a economia desses municípios e do Paraná. Segundo ele, é fundamental garantir a manutenção e o crescimento da geração de empregos e renda nessas e em outras cidades. “O que estamos fazendo aqui é buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento das indústrias do vestuário e dos municípios”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da AMP (com Fiep)
Aurélio Munhoz. Reg.Mtb: 2.635/PR
Telefones: 41-3223-5733 e 41-9544-0404