Lançado na última semana pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos integra o Pacto pela Saúde, que prevê a expansão e a aceleração de investimentos por mais e melhores hospitais e unidades de saúde e por mais médicos.
Para aderir à chamada do Programa Mais Médicos os municípios devem acessar e fazer cadastro no site http://maismedicos.saude.gov.br até o dia 25 de julho ou telefonar para os números 136 ou 61-3315-2425.
Uma das ações do Programa Mais Médicos é a chamada de médicos para atuação na Atenção Básica da Rede Pública de Saúde, principalmente nos municípios do interior e em periferias de grandes cidades, onde há escassez desses profissionais. Os médicos que atenderem a chamada receberão do Ministério da Saúde uma Bolsa Federal de R$ 10 mil e ainda terão acompanhamento de supervisão de instituições públicas de ensino.
O programa tem a duração de 3 anos.
Durante as Oficinas Estaduais de Mobilização de Adesão dos Municípios, o gestor terá oportunidade de aderir a Chamada do Programa Mais Médicos.
Para tanto é necessário ter em mãos:
1) CNPJ da Prefeitura e o CPF da pessoa responsável pela adesão ( a recomendação do Ministério da Saúde é que seja o Secretário Municipal de Saúde) e, ao entrar no site, realizar o pré-cadastro no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS), quando será criada uma senha de acesso ao sistema;
2) Para os Gestores que já aderiram ao PROVAB 2013, basta acessar o sistema com o CPF e senha cadastrados no CNPS. (Fonte: Ministério da Saúde)