


Faltam 100 dias para a XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e aumentam as expectativas para o maior evento municipalista da América Latina. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) e a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) reforçam a importância da participação dos prefeitos e prefeitas no encontro, que será promovido de 18 a 21 de maio, na capital federal. Se você, gestor municipal, ainda não se inscreveu, aproveite o momento e garanta sua participação. Faça parte da história do movimento municipalista, inscreva-se
https://marcha.cnm.org.br/index.php
Nos bastidores, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) prepara uma programação repleta de pautas que fazem parte da luta dos Municípios e com muito conhecimento técnico para contribuir no cotidiano das administrações municipais. A expectativa é que, além dos tradicionais temas, os gestores possam ouvir os pré-candidatos à Presidência da República sobre como eles pretendem atuar diante das dificuldades enfrentadas pelos Entes locais.
“Em um ano de disputa eleitoral, a presença dos pré-candidatos à presidência da República reforça o papel estratégico do evento. A Marcha é o espaço para que os presidenciáveis conheçam, de forma direta, a realidade vivida nos 5.569 Municípios brasileiros”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
Durante quatro dias, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – local em que acontecerá o evento – os gestores também terão acesso às áreas temáticas com debates sobre temas relevantes e com a participação de especialistas renomados, além de experiências de boas práticas. A presença de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário já estão confirmadas.
História
Promovida desde 1998, a consolidação do movimento municipalista, por meio da Marcha, resultou em conquistas que ultrapassam a casa dos R$ 2 trilhões para as gestões municipais. Atualmente, a Marcha é conhecida como o maior evento municipalista da América Latina. Na edição de 2025, alcançou mais uma importante marca: a participação de mais de 14 mil gestores.