


E-protocolo
O programa Integra Paraná foi lançado em outubro de 2025 e 61 cidades paranaenses já manifestaram interesse na iniciativa, promovida pelo Governo do Estado para disponibilizar de forma gratuita o sistema eProtocolo, pelo qual tramitam todos os processos de mais de 90 órgãos estaduais. O objetivo é compartilhar boas práticas de gestão digital e impulsionar a modernização dos municípios. Prefeituras têm até 10 de dezembro para aderir.
O secretário de Estado da Administração e da Previdência (Seap), Luizão Goulart, pasta responsável pelo sistema eProtocolo, convida as prefeituras a procurarem a Seap para que essa modernização administrativa chegue aos municípios. “O Governo do Paraná hoje é um governo totalmente digital e está disponibilizando às cidades um sistema que é referência em gestão pública. Isso facilita a vida dos gestores e servidores públicos e, principalmente, da população”, afirmou. O sistema conta com supervisão da Celepar.
Quem também celebra o sucesso do programa Integra Paraná é o secretário estadual das Cidades, Guto Silva. De acordo com ele, a iniciativa tem como objetivo conferir transparência e agilidades às prefeituras e aos próprios cidadãos. “Quando a administração do Estado funciona junto com as cidades há muitos avanços, e essa grande novidade é mais um exemplo disso. Teremos mais integração e mais tecnologia, o que significa oferecer melhores serviços para o cidadão”, disse.
A partir da manifestação de interesse dos primeiros 61 municípios, os próximos passos consistem na formalização de Termo de Cooperação entre Governo do Paraná e prefeituras interessadas; inclusão de dados dos municípios no sistema eProtocolo; disponibilização de treinamentos para servidores das cidades; definição do processo piloto e de data de início dos trabalhos dentro da nova plataforma.
O eProtocolo reúne as movimentações de todos os protocolos online de documentos de órgãos do Estado, acelerando o fluxo de informações e o acesso de servidores e cidadãos. Essa gestão centralizada permite padronização, rastreabilidade e transparência em processos eletrônicos.
Atualmente, são mais de 465 mil usuários ativos e mais de 8 milhões de processos digitais. Há 90 órgãos e mais de 100 sistemas integrados, com o registro de 8 mil novos protocolos por dia, além da inserção de 110 mil arquivos, 128 mil arquivos individuais baixados, 5 mil assinaturas qualificadas e 50 mil assinaturas simples/avançadas.