Representando a Diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o presidente Edimar Santos, o prefeito Édilen Xavier, o Mineiro, de Doutor Camargo (presidente da Frente de Relações Internacionais da associação), a prefeita Cleonice Schuck (presidente da Frente Municipalista da Mulher da AMP), e o presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, reuniram-se com o vice-governador Darci Piana, junto com uma comitiva de negócios liderada por Peter Von Bohlen und Halbach, fundador da VHB Cie. FZ-LL para discutir a questão dos ativos ambientais, dos créditos de carbono e do desenvolvimento sustentável do Estado.
O vice-governador destacou os números da produção agrícola e industrial do Paraná, o Estado mais sustentável do Brasil. “Somos o primeiro em uma série de indicadores sociais, econômicos e ambientais. Temos o orgulho de dizer que somos o Estado mais sustentável do Brasil”, comentou Piana, ao lado do secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, e de Luciano Borges (procurador-geral do Estado).
O prefeito Bihl agradeceu o apoio do Estado. “Podemos colaborar para colocar os municípios nesse contexto e ajudar no desenvolvimento desse projeto”, disse.
A empresa alemã esteve no estande do Paraná em Dubai (Emirados Árabes), onde apresentou ao vice-governador oportunidades relacionadas à geração de ativos ambientais e ainda a colaboração com o Estado no sentido de implementação de atividades relacionadas à estruturação da pauta do carbono. “O projeto gerará desenvolvimento econômico aos municípios”, comentou Peter.
Integram a comitiva os empresários Peter Von Bohlen und Halbach e Peter Eck, que estavam acompanhados de Rodrigo Carrijo, Augusto Braun, Neco Prado (secretário-executivo da Assomec) e do diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs.