O secretário-executivo da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), João Vinícios de Souza, recebeu hoje a visita do coordenador estadual do Promapa (Programa de Mapeamento Temático Integrado do Estado do Paraná), Benno Doetzer, e do técnico Davi Pinezi. Os dois pediram que a AMP solicite apoio das associações regionais de municípios na implantação do projeto em todas as 399 cidades do Estado.
Basicamente, o Promapa é um programa que objetiva o levantamento, a organização e a disponibilização de informações cartográficas sobre o uso e a ocupação dos solos em todos os municípios do Estado. Seu objetivo é fazer com que estes dados sirvam para orientar os Governos do Estado e Municipais, bem como o setor produtivo privado e o conjunto da sociedade, no planejamento das ações que devem ser adotadas para garantir o desenvolvimento das cidades de forma precisa, detalhada e sustentável. Estas informações permitirão, ainda, a criação e verificação de indicadores sociais, ambientais e econômicos com agilidade e baixo custo operacional.
O projeto é uma parceria do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST) e Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (SEAB) – com a AMP, associações regionais de municípios, Instituto Água e Terra (IAT), Invest Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Departamento de Economia Rural (Deral), Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Socioeconômico do Paraná (Ipardes), Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura do Estado do Paraná), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná (CREA), e universidades federais e estaduais.
O Promapa já abrange 110 municípios do Paraná, em parceria com quatro associações regionais de municípios: Amerios (Região de Entre Rios), Amusep (Setentrião), Amunpar (Noroeste) e Amenorte (Médio Noroeste). A idéia é que todas as 19 associações se integrem ao projeto, agregando as 399 cidades paranaenses, conforme suas demandas e prioridades.
Assessoria de Comunicação da AMP
AURÉLIO MUNHOZ
Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.
Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.