Após as ações da Mobilização Municipalista desta semana no Congresso Nacional, que garantiram a aprovação da PEC dos Precatórios, os prefeitos decidiram por uma nova concentração de esforços em Brasília nos dias 14 e 15 de dezembro. As datas foram escolhidas para aprovar, no encerramento do ano legislativo, pautas prioritárias que preocupam os gestores.
Os presidentes da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, entendem que atuar junto aos parlamentares no final do ano pode resultar no avanço de demandas urgentes dos Municípios.
Júnior disse que a participação dos prefeitos será decisiva para garantir novas conquistas aos municípios, como o 1% extra do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), em setembro, e outras. “As vitórias que obtivemos com o 1% e a PEC dos Precatórios provam que, com união, somos mais fortes. Por isso, a participação dos prefeitos e prefeitas nesta última mobilização do ano é fundamental”, comentou.
Ziulkoski reiterou que essas ações dos gestores devem ser permanente e pediu aos participantes que se programem para a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios no ano que vem. “Reservem a semana entre os dias 25 e 28 de abril. Será a oportunidade de avançar em outros pleitos e também iremos conhecer as propostas dos candidatos à Presidência da República“, disse.