A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequena Empresa – Paraná) promoveram reunião, hoje, para alinhar novas ações em benefício dos municípios, desta vez por meio das SGC. As SGCs são instituições associativas e sem fins lucrativos que objetivam prestar serviços de concessão de garantias e assessoria técnica aos seus associados.
Trata-se um dos melhores mecanismos para que o município estimule o acesso ao crédito às micro e pequenas empresas. O Sebrae/PR está elaborando uma cartilha para explicar os detalhes do projeto aos gestores municipais. “Nosso trabalho, agora, é para que outros municípios também aportem e criem esse diferencial. Mais do que simplesmente ceder uma área, o poder público pode dar possibilidade de inclusão financeira a essa pequena empresa”, explica o Sebrae/PR.
Para os municípios, as SGC trazem as seguintes vantagens: aumento do número de empresas; aproximação entre agentes fornecedores e tomadores de recursos financeiros; engajamento empresarial na solução de problemas e no desenvolvimento econômico; geração de emprego e renda; formalização de empresas e aumento da arrecadação fiscal; e desenvolvimento local ou setorial.
Da reunião de hoje, participaram o diretor-executivo da AMP, Lucas Echeverria; a gestora do projeto Desenvolve Paraná (desenvolvido pela AMP e Sebrae/Pr), Suellen Henrichs; e pelo Sebrae/Pr Amberson Bezerra da Silva (Coordenador Estadual de Acesso a Crédito e Serviços Financeiros), Émerson Ribeiro Lourenço (Gestor de Ambiente de Negócios – Regional Centro) e Rodrigo Melo Viana (Coordenador Estadual de Negócios Institucionais).