Na presença da primeira-dama do Estado, Luciana Massa, a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre dal Ponte – com o apoio da Diretoria e do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Edimar Santos – lançou hoje a 2ª Caravana Paraná Unido Pelas Mulheres.
Proposta pela secretaria, com o apoio da AMP e o patrocínio da Sanepar, a caravana terá como tema central o “Fortalecimento da Rede de Proteção e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres”.
A novidade da segunda temporada da caravana é o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres no Estado do Paraná, que deverá ser instalado em março.
Luciana Massa destacou o trabalho da secretaria e do Governo do Estado em defesa das mulheres. “A questão da violência contra a mulher é de todos nós. Esse movimento tem tudo para dar certo porque, homens e mulheres, estamos todos juntos na defesa dessa causa”, comentou.
A secretária Leandre agradeceu pelo apoio de todos. “As nossas vozes, juntas, têm mais força e falam pelas mulheres que tiveram suas vozes caladas. Queremos escrever uma nova historia no Paraná”, disse.
O presidente Edimar destacou a iniciativa. “Conte com a AMP naquilo que pudermos ajudar, Leandre. A AMP será sempre parceira de todas as iniciativas que objetivem fortalecer as políticas públicas em defesa das mulheres”, afirmou.
A prefeita Suzie agradeceu o apoio do governo e destacou a atuação da AMP na defesa das mulheres. “Parabéns pela coragem de defender essa causa tão importante, Leandre. Parabenizo ainda o presidente Edimar Santos pelo seu empenho em defesa das mulheres e por ter me valorizado como a primeira mulher prefeita a ocupar um cargo na Diretoria Executiva da AMP”, comentou.
AUTORIDADES
Na primeira caravana, em 2023, dez cidades de todas as regiões do Paraná receberam o programa: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Santo Antônio da Platina, Irati, Maringá, Arapongas, Guarapuava, Campo Mourão e Ponta Grossa.
Os eventos reuniram mais de 3 mil representantes de 281 municípios para debate e diálogo sobre o tema. E houve aumento de 141% no número de municípios com organismos de políticas para mulheres e de 114% no número de Conselhos Municipais e o crescimento de 81% nos municípios com Fundo Municipal.
Da cerimônia de hoje, entre outras autoridades, participaram a secretária nacional de Articulação Institucional das Mulheres, Carmen Foro; a presidente do Movimento Mulheres Municipalistas do Paraná e prefeita de Astorga, Suzie Pucilllo; os secretários estaduais João Ortega (Casa Civil), Airton Roveda (Justiça), coronel Hudson Teixeira (Segurança Pública), Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família); e, entre outros prefeitos e prefeitas, Valdete Cunha (Pérola), Marcelo Belinati (Londrina), Lauro Junior (Jandaia do Sul), James Valério (Rio Negro) e Leandro Jazinski (Ro Azul).