O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Edimar Santos, esteve hoje em Campo Mourão para participar da inauguração das placas de sinalização do Caminho Iniciático de Santiago.
Ao lado do prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício; do secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos; e do prefeito de Fênix, Eurípedes Junior, Edimar destacou a importância da criação do caminho.
“São recursos do Governo do Estado, por meio de convênio firmado entre a AMP e a Secretaria Estadual do Turismo, para a sinalização de 105 km do Caminho Iniciático de Santiago, percorrendo Campo Mourão, Fênix, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul. Obrigado ao Márcio Nunes pela iniciativa do convênio e ao novo secretário Paranhos por esta importante parceria de quase R$ 1 milhão”, disse.
Inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, um dos destinos de turismo religioso mais visitados do mundo, o 1º Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, com início na Fraternidade O Caminho, em Campo Mourão, passando por capelas, igrejas, santuários, trilhas, morros, rios e paisagens encantadoras, até chegar às ruínas jesuítas da antiga Vila Rica do Espírito Santo, no município de Fênix.
Ao longo de 105 km, o trajeto percorre 27 pontos turísticos e poderá ser realizado em 4 a 5 dias, unindo fé, história e natureza. A escolha da rota se justifica pelo valor histórico e espiritual do território, que abrigou povos jesuítas e indígenas no século XVI, e pela devoção local ao Apóstolo Santiago.