1º Congresso dos Municípios do Paraná. Realizado pela AMPR em parceria com a Assomec e apoio do Governo do Estado. Viasoft Experience. Curitiba. Paraná. 08/10/25.
O I Congresso dos Municípios do Paraná, promovido pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) em parceria com a Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e o apoio do Governo do Paraná, terminou hoje em Curitiba com o lançamento do Programa Integra Paraná, um painel sobre as políticas públicas do Governo do Estado em benefício das mulheres e uma palestra sobre reforma tributária. Cerca de 1,2 mil gestores públicos participaram dos dois dias do encontro, em Curitiba.
O Programa Integra Paraná foi lançado pelo secretário estadual da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, e foi criado para modernização e auxílio às prefeituras na gestão de seus processos, já que o eProtocolo reúne as movimentações de todos os protocolos online de documentos e órgãos governamentais.
De acordo com Luizão, o Programa vai potencializar a eficiência administrativa e a agilidade processual das prefeituras. “Todo processo administrativo é feito pelo meio eletrônico. Por isso, o Governo do Paraná e a Seap começam a disponibilizar o sistema eProtocolo de forma gratuita para 200 municípios, começando de baixo para cima em termos de IDH. A grande vantagem é a modernização administrativa”, destacou.
O secretário acrescentou que a maioria dos municípios já tem um sistema de gestão que é pago, mas com o convênio do eProtocolo ele será gratuito. Para as prefeituras, serão duas categorias de adesão: com custeio total do Estado, no caso dos 200 municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), ou com custeio de protocolos pela prefeitura que aderir ao sistema pelo Integra Paraná, no caso de cidades que não se enquadram na categoria anterior.
No lançamento do programa, o presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, foi representado pelo presidente da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí) e prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira; pela diretora da AMP e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; pela presidente do Conselho da Mulher da AMP e prefeita de Pérola, Valdete Cunha; e pela presidente da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado.
MULHERES E REFOMA TRIBUTÁRIA
O painel sobre as políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado voltadas às mulheres e o Outubro Rosa foi conduzido pela secretária estadual das Mulheres, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre dal Ponte; tendo como painelistas a dirigente do MMM (Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná) e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; a presidente do Conselho da Mulher da AMP e prefeita de Pérola, Valdete Cunha; e a presidente da Uvepar (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná), Fátima Castro.
Finalmente, a palestra sobre a reforma tributária foi conduzida pelo analista de finanças da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Alex Carneiro, e pelo assessor Jurídico da Uvepar, Paulo Guedes.
COQUISTAS HISTÓRICAS
No I Congresso dos Municípios do Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou um pacote de R$ 2 bilhões para recapeamento asfáltico para municípios de até 100 mil habitantes. E ainda o repasse de R$ 15 milhões para a construção de uma nova sede da AMP.
Outro evento importante foi o lançamento do CISA (Consórcio Intermunicipal de Serviços Ambientais). A nova organização será presidida pelo prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira, e tem papel estratégico na preservação das matas nativas do Estado, no impulsionamento de ações ambientais integradas e na garantia de que os municípios que cuidam do meio ambiente sejam justamente compensados por isso.
(Fontes: AE Notícias e Assessoria de Comunicação da AMP)