




Prefeitos e prefeitas do Estado criaram neste terça-feira (07/10) em Curitiba, durante o I Congresso dos Municípios do Paraná, o CISA (Consórcio Intermunicipal de Serviços Ambientais). A nova organização será presidida pelo prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira, e tem papel estratégico na preservação das matas nativas do Estado, no impulsionamento de ações ambientais integradas e na garantia de que os municípios que cuidam do meio ambiente sejam justamente compensados por isso.
“É um momento que marca não só a minha trajetória, mas principalmente um novo capítulo para General Carneiro no que diz respeito à preservação ambiental e ao fortalecimento do nosso papel como município comprometido com o futuro. Agradeço de forma especial à diretoria do consórcio, composta por prefeitos e líderes municipais que acreditam na cooperação regional como ferramenta de transformação. Agradeço ainda ao presidente Marcel Micheletto e a toda a equipe da AMP pelo apoio, confiança e pelo espaço de diálogo e construção que têm proporcionado aos gestores públicos”, comentou o novo presidente.
O presidente a AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, afirmou que a atuação do consórcio também trará compensação financeira direta para os municípios, reconhecendo a importância da preservação dos parques ambientais e áreas de mata nativa. “Parabenizo a todos os prefeitos e prefeitas pela criação do CISA que, com certeza, exercerá grande papel na sustentabilidade, na educação ambiental e na qualidade de vida para a população dos municípios do Paraná, o Estado mais sustentável do Brasil”, avaliou.
O I Congresso dos Municípios do Paraná é uma promoção da AMP, em correalização com a Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e o apoio do Governo do Estado do Paraná. Ontem, na abertura do encontro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um pacote de R$ 2 bilhões para recapeamento asfáltico nos municípios de até 100 mil habitantes. Ele também anunciou o repasse de R$ 15 milhões para a construção de uma nova sede da AMP, em Curitiba.