O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, tomou posse hoje, no primeiro dia da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, como secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) – a maior organização brasileira em defesa dos 5,5 mil municípios.
A Secretaria Geral é um dos cargos mais importantes da nova diretoria da CNM, encabeçada pelo presidente reeleito Paulo Ziulkoski, e reforça, com a posse de Edimar, a posição do AMP na vanguarda do municipalismo brasileiro.
“O Paraná assume, pela primeira vez, a condição de protagonismo do movimento municipalista. O cargo de secretário-geral muito me honra, no qual vou continuar e intensificar nossa luta em defesa do movimento municipalista paranaense e brasileiro”, disse Edimar .
O presidente Paulo Ziulkoski pediu a unidade de todos em torno do movimento municipalista. “Agora é hora de unidade. Precisamos nos unir e defender os interesses dos municípios com força e coesão, com independência e unidade” , comentou.
CONSELHO POLÍTICO E AGENDA MUNICIPALISTA
Mais cedo, durante reunião do Conselho Político da CNM, houve alinhamento da Diretoria sobre a pauta municipalista, a ser apresentada amanhã ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ainda aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara Federal, Arthur Lira, e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barrozo.
Pelo menos 150 prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado participam da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Outro evento importante será a reunião que a AMP promoverá com os deputados, deputadas e senadores do Paraná, no dia 21/05, às 17h, no plenário 5 do Anexo II da Câmara Federal. “Nela, ao lado dos prefeitos e prefeitas, vamos apresentar a nossa pauta municipalista e pedir o apoio dos deputados e senadores às nossas reivindicações”, explica o presidente Edimar Santos.