O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, ao lado do vice-presidente da AMP e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, participou hoje do lançamento do Talento Tech – Paraná, projeto que recebeu investimento de R$ 62 milhões do Estado e vai qualificar 3.000 alunos com cursos gratuitos e bolsas remuneradas em Tecnologia da Informação e Comunicação, focado nos 50 municípios com menor IDH do Estado.
O projeto é coordenado pelas secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital, do Planejamento, da Educação, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fundação Araucária e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
No total, serão 1.500 bolsas para alunos e egressos do Ensino Médio e outras 1.500 bolsas para alunos do Ensino Superior que estudam nas universidades estaduais do Paraná. A ideia é formar 1.000 alunos por ano, sendo 500 de cada categoria, totalizando as 3.000 qualificações.
No lancamento, o governador Ratinho Jr disse que o projeto atende seu compromisso de investir fortemente em tecnologia, ampliando a vocação do Estado e transformando o Paraná em um grande berçário na área, atraindo investimentos. “O Talento Tech é diferenciado porque os talentos criados na cidade serão mantidos lá, o que vai reforçar a economia local, fazendo os municípios se desenvolverem”, disse.
O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani, disse que o projeto vai além da criação de talentos, mas do fortalecimento dos Municípios mais vulneráveis do Estado. “O projeto vai impactar nas cidades e ficar exatamente nos municípios onde eles moram”, avaliou.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacou os investimentos do Estado em educação e em ciência. “Os alunos vão ganhar uma bolsa e ajudar a aquecer a economia dos Municípios, oferecendo a melhor oportunidade de formação para eles”, disse.
O secretário do Planejamento, Guto Silva, disse que o projeto atende áreas fundamentais e que tinham grande carência.
O presidente Edimar Santos afirmou que o projeto confirma o compromisso com a Educação do Estado, até já tem o melhor sistema de ensino do País. “Muito obrigado pela iniciativa, governador. Este projeto vai mudar a educação do Paraná e qualificar alunos nos municípios que mais precisam ‘, disse.
A prefeita de Tamarana, Luzia Suzukawa, falou em nome das prefeitas e destacou a importância do projeto. “O projeto é grandioso e vai mudar a vida dos alunos do meu município”, disse.