A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) informa que a Receita Federal publicou os valores de terra nua para o ano de 2021, que compõem o SIPT (Sistema de Preços de Terra. Veja os valores aqui: https://ampr.org.br/receita-federal-divulga-valores-da-terra-nua-nos-municipios-para-2021/?fbclid=IwAR1HVVpU-56aQFvrS5YVttkwIL62DtYWe9ex8qh02Y5omGGOB–27fzbH7Q
Estes valores e as informações foram prestados pelo município. No caso dos municípios que não enviaram os dados, os valores foram definidos pela Receita Federal, de acordo a tabela do Deral (Departamento de Economia do Governo do Paraná) para 2021.
A AMP apontou que, nesta tabela, não estão os 399 municípios do Paraná. Por isso, é fundamental que o município que enviou o laudo de Valor de Terra Nua dentro do prazo torne públicos os valores.
As declarações de ITR (Imposto Territorial Rural) começaram no dia 16/08 e se encerram em 30/09. Este é um importante meio de arrecadação para os municípios. Por isso, a AMP sugere que os prefeitos e prefeitas fiquem atentos na comunicação aos proprietários rurais dos valores de terra nua, que são a base para o cálculo do imposto.
Caso o município tenha dúvidas sobre os valores, entre em contato com a consultora da AMP Luciane Santin no telefone: (49) 3644-1756.