


EMUPAR 2525. 30/04/25. Curitiba. Paraná.

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, está convidando os prefeitos e prefeitas para reunião com a bancada federal do Paraná, em 20/05, às 17h30, no Plenário 11 da Câmara dos Deputados (Anexo II, Corredor das Comissões).
A reunião é parte da programação da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será promovida de 19 a 22 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O encontro é uma promoção da CNM (Confederação Nacional de Municípios), sob o comando de Paulo Ziulkoski.
“O encontro objetiva promover o diálogo sobre as pautas prioritárias dos municípios em tramitação no Congresso Nacional, com vistas ao fortalecimento do Pacto Federativo e do Movimento Municipalista”, explica Micheletto, que vai liderar a comitiva de prefeitos e prefeitas do Paraná que estará na capital federal, a partir de segunda-feira.
CREDENCIAMENTO
O credenciamento estará aberto no CICB a partir das 10 horas do dia 19/05. Os inscritos poderão fazer o credenciamento, também, em totens espalhados no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, a partir de domingo, 18 de maio. Por lá, o gestor confirma a presença e já consegue retirar o seu crachá. Ainda no domingo, em alguns hotéis parceiros, também terão totens para o credenciamento.
Hotéis em que estarão disponíveis os totens de registro: Athos Bulcão, Saint Moritz, CICB Hotel, Vision Hotel, Kubitscheck hotel, Manhattan hotel, Plaza St. Paul, Cullinan, Fusion, Brasília Palace.
PROGRAMAÇÃO
A programação da XXVI Marcha está dividida em dois andares. No piso 3, chamado de piso político, os holofotes estarão voltados para o palco principal, onde ocorrem os grandes debates e as discussões que moldam os rumos da administração pública local. Deverão estar presentes os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, além de ministros de Estado e outras autoridades.
Além disso, os participantes terão acesso a atendimento técnico especializado em diversas áreas, vão poder conferir os recursos promovidos pela CNM para auxiliar na gestão municipal e circular por uma parte da badalada Feira de Expositores. Um dos destaques do andar será o Aquário da Comunicação, espaço reservado para entrevistas exclusivas ao Podcast da CNM, que irá dar voz aos gestores e suas experiências.
Já no piso 1, o chamado piso técnico, a programação ganha ritmo com mais de 45 arenas dedicadas a discutir os desafios e soluções da gestão local. Profissionais renomados, casos de sucesso e boas práticas municipais compõem a agenda, transformando o espaço em um verdadeiro laboratório de inovação pública. Por lá, os gestores também poderão explorar a segunda parte da Feira de Expositores, recheada de novidades para o setor.
Arenas Técnicas
A programação é bem diversa e traz assuntos importantes para os Municípios e a gestão de prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais. A CNM recomenda que o gestor inscrito na Marcha acesse a programação oficial e faça um planejamento com os horários das arenas de interesse, de forma a não perder nenhuma atração. Importante lembrar que, para participar das arenas técnicas, é necessário que o gestor esteja inscrito na Marcha. (Assessorias de Comunicação da AMP e da CNM)