


“Estamos aqui com quase 400 participantes neste momento de imersão e nossa entidade é uma entidade de Municípios, e estamos aqui pelo Município. Nossa luta é pelo cidadão e queremos qualificar quem está na ponta”. Com essa fala o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, abriu a última edição de 2025 do eixo Imersão do Conexão CNM. O evento, que contou com apoio da Associação de Municípios do Paraná (AMP), encerra o ano com 17 edições realizadas por todo Brasil.
Representando o Paraná, o presidente da AMP, Marcel Micheletto, falou sobre os desafios dos gestores do Estado e agradeceu ao presidente Paulo Ziulkoski pela realização do evento. “O Conexão CNM tá aqui para qualificar os servidores municipais e deixar a entidade nacional cada vez mais próxima de onde as coisas acontecem. Aqui a CNM conhece cada vez mais as necessidades dos Municípios para nos defender e fortalecer o movimento municipalista lá em Brasília”, disse.
DEFESADOS MUNICÍPIOS
Ziulkoski destacou ainda o propósito do Conexão CNM e a atuação do movimento em defesa dos Municípios. “Estamos encerrando o Conexão CNM aqui em Foz do Iguaçu, com várias áreas para capacitação e nosso objetivo é interiorizar a Confederação [Nacional de Municípios], que é uma entidade muito conhecida pelos prefeitos e prefeitas, mas nós temos mais de 8 milhões de funcionários nos Municípios e nós queremos levar o trabalho da CNM para todos os cantos do Brasil e mobilizar um exército em defesa da pauta municipalista”, frisou.
A prefeita de Nova América da Colina (PR), Tania Basso, representou o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), e falou do papel do MMM no fortalecimento da figura feminina na política nacional. “A política é um ambiente masculino, mas o MMM fortalece as mulheres não no sentido de ocupar o lugar de alguém, mas sim de somar esforços e agregar para que homens e mulheres, com saberes e olhares diferentes, possam atender cada vez melhor a nossa população”, defendeu.
O primeiro secretário da CNM, Edmar Santos, que é do Paraná, falou sobre a importância da qualificação. “O presidente Paulo tem proporcionado esse evento para os Municípios que às vezes não conseguem ir até Brasília em busca de conhecimento. A gente só pode ter resultado quando a gente tem uma equipe qualificada, esse dinamismo que a CNM está trazendo é que vai fazer a diferença nas nossas cidades”, destacou.
Texto e fotos: Mabilia Souza