Prefeitos e prefeitas atuais e eleitos da região central do Paraná participaram hoje, em Pitanga, da 4ª edição da Caravana Novos Gestores, promovida pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) com o apoio da Amocentro (Associação de Municípios do Centro do Estado) e da CNM (Confederação Nacional de Municípios).
O encontro objetiva apresentar aos prefeitos e prefeitas informações técnicas sobre o Pro-Gov (sistema de prestação de contas do Tribunal de Contas do Paraná), discutir a pauta municipalista e também os desafios que os novos gestores assumirão, a partir de janeiro de 2025.
A caravana foi aberta pelo prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, que destacou a importância do encontro e a atuação do presidente Edimar Sanros na AMP e na CNM. “Parabéns, Edimar, pela sua atuação brilhante junto aos municípios”, disse.
O presidente da AMP, secretário-geral da CNM e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, chamou a atenção para os desafios que os novos gestores terão, a partir de janeiro. “Os prefeitos precisam montar boas equipes para governar com competência”, disse Edimar, que destacou as conquistas da AMP e da CNM e defendeu que haja distribuição mais justa dos royalties do petróleo entre todos os municípios brasileiros.
Para o presidente da Amocentro e prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo dos Santos, os prefeitos precisam se unir em torno da defesa dos municípios e destacou o apoio do Governo do Estado em defesa das cidades.
O presidente do CIS Paraná Centro (Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro) e prefeito de Turvo, Jerônimo do Rosário, comentou que a união das associações tem ajudado muito os municípios a ampliar os investimentos do Governo do Estado nas prefeituras.
O superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller, disse que as portas do Palácio Iguaçu estão abertas aos Municípios e afirmou que, passadas as eleições, é hora de os prefeitos se unirem em benefício dos municípios.
O representante da Secretaria Estadual das Cidades, Ricardo Maia, destacou o perfil municipalista do Governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Do encontro, participou ainda o diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs, que destacou a importância de os prefeitos se unirem em benefício dos municípios.
E ainda a conselheira estadual de Segurança Alimentar do Paraná Roseli Pittner; as consultoras Fátima e Ana Mottim, que falaram sobre o Pro-Gov – o sistema de prestação de contas do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado); e a consultora em ITR (Imposto Territorial Rural) Luciane Santin.
As duas últimas rodadas serão realizadas em Francisco Beltrão (21/11) e Cascavel (22/11). As duas primeiras caravanas foram em Maringá (24/10) e em Londrina (08/11).